segunda-feira, 9 de maio de 2011

Exercício de Qualidade

EXERCÍCIO 1



G.U.T.



A empresa “Latão” é uma envasadora de material de limpeza. Ela não produz o material, apenas presta serviço de envasamento e distribuição dos produtos fabricados por outras empresas.



Sua linha é composta por uma mesa de recepção de embalagens vazias que distribui para 3 máquinas envasadoras: A - 3000 peças/hora; B - 2000 peças/hora e C - 5000 peças/hora.



Após o envasamento, as embalagens são encaminhadas para inspeção e distribuídas.



O regime de turno único (8 horas/dia) e 3 operadores (João no 1 - 10 anos de casa; Pedro no 2, recém admitido e José no 3, 4 anos de casa) se revezam diariamente na operação das máquinas de envasar.



O custo do processo é de 0,10 $/peça.



O gerente da qualidade está preocupado com a análise dos relatórios de não conformidade. Tais relatórios são emitidos pelo setor de inspeção, pelos vendedores e quando das reclamações de clientes.



O processo era muito estável, porém, ultimamente, tudo parece estar fora de controle:



·      A inspeção tem detectado muitas embalagens com as tampas mal rosqueadas, o que não é problema, a menos que a embalagem tombe. Se isto ocorrer, pode parar a linha, pois o líquido irá derramar. O defeito não chega ao cliente, já que desde o detectarem a inspeção passou a ser 100% nesse item.

·      Os vendedores têm reclamado de embalagens com respingos. O cliente, aparentemente, não nota o defeito. Os vendedores, no entanto, acham que isso pode se tornar grave.

·      As reclamações dos clientes são de 3 tipos:



1.  Embalagens amassadas, não devolvem o produto, mas exigem desconto (0,03 $/peça defeituosa);



2.  Rotulagem invertida - devolvem as embalagens defeituosas;



3.  Volume menor - neste caso, quem reclama é o consumidor final; o revendedor tem de trocar o produto e depois pedir o ressarcimento à “Latão”. Além disso, há a possibilidade de implicações legais, mas, até agora, nada aconteceu nesse sentido. O custo do ressarcimento é de 0,20 $/peça defeituosa.



Seu Grupo deve analisar a situação, utilizando a técnica de G.U.T. e priorizar os problemas a serem tratados.

Um comentário: